Ir para o conteúdo

Conciliação deve promover diálogo entre as partes para negociação possível - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Conciliação deve promover diálogo entre as partes para negociação possível

O presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, abriu a XVI Semana Nacional da Conciliação em solenidade híbrida.

10/11/2021 - Ação mais antiga do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com tribunais, magistrados, servidores e colaboradores da Justiça, a Semana Nacional da Conciliação chega em sua 16ª edição com a missão de impulsionar acordos em milhares de processos judiciais, em especial aqueles já em fase de execução. Na abertura da ação de 2021, ocorrida na segunda-feira (8/11), o presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, destacou que o objetivo será o de construir soluções adequadas para esses processos, por meio do diálogo entre as partes e da negociação possível, “que priorize a satisfação do credor, bem como a resolução rápida e definitiva da demanda”.

Segundo dados do Relatório Justiça em Números 2021 (ano-base 2020), dos quase 76 milhões de processos judiciais que aguardam solução, 52% deles encontram-se nessa fase: quando já houve uma sentença proferida, mas a parte beneficiada não recebeu o que é seu após a decisão do juiz. “Não há Justiça efetiva se ela não durar um tempo razoável, como promete a nossa Constituição. Temos atuado fortemente na ampliação da tecnologia, visando à melhoria do acesso à Justiça e da prestação jurisdicional. No entanto, para que se alcance a paz social, é essencial o envolvimento de todo o Sistema de Justiça na promoção dos métodos adequados de solução das controvérsias”, afirmou o presidente do Conselho, reforçando a importância de a advocacia, a defensoria pública e o próprio Ministério Público também se engajarem na busca por soluções consensuais e dialogadas.

A Semana Nacional da Conciliação segue até sexta-feira (12/11) e, segundo levantamento dos tribunais, mais de 40 mil casos já estão agendados para a tentativa de um acordo que finalize, em definitivo, os processos em tramitação. Representantes da advocacia e do Ministério Público também defenderam a busca por soluções pacificadoras nos processos judiciais. “A participação de todos é importantíssima. E estarmos unidos quebra a ideia de que o advogado não tem interesse em uma solução dos conflitos. Isso não é real e eu fico feliz que tenham chamado os advogados a participarem desse movimento”, disse Marcos Vinícius Rodrigues, ex- conselheiro do CNJ, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ele lembrou que cada tribunal de Justiça terá um foco específico durante a Semana. No Rio de Janeiro, por exemplo, serão convocadas audiências com grandes demandantes no Centro de Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da capital. “Pernambuco dará ênfase as causas de família, gargalo importante naquele tribunal. Já o Rio Grande do Sul, de maneira pioneira, vai enfocar a questão do superendividamento”, enumerou Marcos Vinícius. Durante a Semana Nacional de Conciliação, representantes de planos de saúde, telefônicas, bancos, concessionária de serviços públicos e outros demandados deverão se sentar diante de mediadores e jurisdicionados em busca de um desfecho das ações judiciais.

A juíza auxiliar da Presidência do Conselho Trícia Navarro, representando o presidente da Comissão Permanente de Solução Adequada de Conflitos do CNJ, o conselheiro Sidney Madruga, lembrou que a busca pela pacificação social vem sendo estimulada pelo CNJ desde 2006, por meio de diversas ações. “O CNJ criou o Prêmio Conciliar é Legal, o ConciliaJud, cursos de capacitação, pesquisas e diagnósticos, criou inúmeros atos administrativos que estimulam a autocomposição”, disse. “Mais recentemente, recomendou a criação do Cejusc empresarial, com objetivo de melhorar o ambiente de negócio de nosso país, os Cejusc de Saúde e o inovador Cejusc Tributário”, completou.

O ministro Marcos Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), também recuperou a história da criação da política judiciária de resolução adequada de conflitos, estabelecida pelo CNJ com a Resolução CNJ n. 125/2010 e reforçou a importância de os advogados integrarem-se à ação. “O movimento pela conciliação é uma realidade irreversível, e já está muito além de um projeto, mas no dia a dia de todo e qualquer processo. E temos grandes índices de sucesso; já conseguimos compor mais de 52% em processos analisados durante a Semana Nacional da Conciliação. Meu pleito é que todos os operadores do direito estejam integrados. Esse é um movimento de cidadania e faz bem principalmente para as populações mais pobres”, afirmou Buzzi.

O também ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca rememorou o início do processo da cultura da paz sob a Presidência da ministra Ellen Gracie à frente do CNJ, em 2006, e reafirmou a importância desse movimento para o acesso à Justiça e aos direitos humanos como uma iniciativa que estabeleceu uma mudança de cultura, de mentalidade, de prática e de legislação. “Foi com as Semanas Nacionais de Conciliação que ocorreu o pontapé inicial desse processo e, desde então, temos conseguido muitos avanços, entre eles, passamos de 109 milhões de processos em tramitação para 76 milhões. A partir dessas ideias, o novo Código do Processo Civil também passou a adotar o movimento da cultura da paz, da conciliação, como a porta de entrada para a Justiça brasileira”, disse. Para ele, as Semanas Nacionais de Conciliação são necessárias como um “caminho da efetivação dos direitos fundamentais” e a concretização de direitos por meio de soluções dialogadas, pacíficas, sensíveis e observantes dos direitos é um caminho sem volta.

Vice-procurador-Geral da República, Humberto Jacques de Medeiros sintetizou a importância da solução negociada e reforçou que o Ministério Público também precisa estar integrado ao movimento pela conciliação que, segundo o procurador, revela o limite entre o mundo do direito, ideal, e o limite da realidade, aquilo que é possível. “Quando abrimos mão das expectativas elevadas estamos priorizando o possível. E o possível é aquilo que pode ser concretizado. Nós, do Ministério Público, devemos aprender a abdicar da expectativa da punição perfeita, da Justiça ideal, da pena exata, em nome de uma resposta possível, rápida e pronta aos ilícitos. Não é abandonar os sonhos, mas realizá-los dentro do possível. O possível faz fluir. Quando destravamos as coisas, elas circulam, o tempo flui, e passa a haver vida”.

Fonte: TRT da 8ª Região (PA/AP)

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3