Ir para o conteúdo

Conciliação no TRT-24 põe fim à greve dos trabalhadores da Solurb - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Conciliação no TRT-24 põe fim à greve dos trabalhadores da Solurb

21/09/2015- Após realização de audiência no edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região na manhã da última sexta-feira (18), o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul decidiu terminar a greve que começou há dez dias, em Campo Grande.

Ontem, a Prefeitura Municipal depositou judicialmente R$ 1.568.800,00 para o pagamento dos salários de agosto que está atrasado. A Juíza do Trabalho, Keethlen Fontes Maranhão, pediu que representantes da Solurb entreguem a folha de pagamento dos trabalhadores para que a Justiça do Trabalho viabilize a transferência do dinheiro para a conta dos empregados. A Solurb alega que o valor não é suficiente para pagar os salários e os encargos trabalhistas, que juntos somariam cerca de R$ 3 milhões. Por isso, nesse primeiro momento, ficou acordado que os encargos não serão pagos.

O Presidente do Sindicato que representa a categoria, Wilson Gomes da Costa, garantiu que a greve vai terminar e afirmou que os trabalhadores retomarão os serviços a partir do turno das 19h30 desta sexta-feira. "Graças a Deus foi tudo resolvido. Nós temos uma assembleia hoje às 19 horas que já é o fim da nossa paralisação”.

O vice-presidente do TRT/MS, des. João de Deus Gomes de Souza, explica que convidou as partes interessadas para uma tentativa de conciliação para dar fim à greve e à ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho que suscitou o dissídio de greve. "A partir das 19h30, os trabalhadores estarão à disposição da empresa Solurb para a efetivação da coleta de lixo. O fato desse acolhimento feito pelo sindicato de retornar o serviço por si só perde o interesse jurídico desse dissídio de greve, razão pela qual eu extingui com base no artigo 267, inciso seis, do Código de Processo Civil por falta de interesse." 

Novo impasse

O superintendente executivo da Solurb disse que a empresa está aberta ao diálogo e ponderou que o contrato com a prefeitura não está sendo cumprido e que sem os repasses do Município não estão conseguindo pagar os trabalhadores e fornecedores. Segundo Lucas Dolzan, mesmo com o retorno dos empregados, a Solurb terá dificuldades para retomar o serviço de coleta de lixo porque dos 50 veículos da frota 35 estão bloqueados pela empresa de leasing em razão de não pagamento de parcelas do financiamento e também há dificuldade financeira para abastecer a frota com combustível. "A Solurb vai tentar fazer a coleta na cidade toda a partir da volta dos trabalhadores e aí a gente vai tentar operacionalizar. Não vamos medir esforços para tentar resolver o problema do lixo na cidade, mas isso não depende só da concessionária", afirmou Lucas.

O Procurador do Ministério Público do Trabalho, Hiran Sebastião Meneguelli Filho, disse que o MPT vai verificar essa situação e não descarta entrar com dissídio de greve de empresa no TRT/MS. "Existe uma greve de empresa que chama lockout. A gente precisa verificar, com base nessas alegações da empresa, se não está havendo uma greve da empresa. O lockout é ilegal, é inconstitucional. Então nós temos que verificar se as alegações da empresa procedem, se ela não tem condições de fornecer o caminhão funcionando para o trabalhador, para que ele faça a coleta de lixo", esclareceu Hiran.

Fonte: TRT24 (MS)

 

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3