Ir para o conteúdo

Conferência de Conciliação e Mediação destaca importância das soluções autocompositivas - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Conferência de Conciliação e Mediação destaca importância das soluções autocompositivas

 

(05/10/2016)

O Tribunal Superior do Trabalho sedia, nesta quarta e quinta-feira (5 e 6), a II Conferência Nacional de Conciliação e Mediação, promovida em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na abertura do encontro, o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Ives Gandra Martins Filho, reiterou que a Justiça do Trabalho pretende ser protagonista no processo de recuperação econômica do Brasil, e as soluções autocompositivas são uma das contribuições nesse sentido. "A Justiça do Trabalho sempre foi vanguardista na conciliação, e podemos, como instituição, colaborar fundamentalmente para que as relações trabalhistas sejam cada dia mais harmoniosas", afirmou. "Quando pacificamos conflitos sociais, estamos gerando a possibilidade de novos empregos, estimulando investimentos, colaborando para um Brasil maior".

Ives Gandra Filho lembrou que, no dia em que se comemoram os 28 anos da Constituição da Repúbilica, a Justiça do Trabalho quer contribuir para ajudar o Brasil a sair da crise econômica e colaborar com o ajuste fiscal. Além de seu papel de pacificação social por meio de sua atuação jurisdicional, o ministro destacou ainda a retirada, ontem (4), de 32 projetos de lei na Câmara dos Deputados que tratam da criação de cargos de juízes e servidores e de Varas do Trabalho.

O vice-presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, enfatizou os avanços da Justiça do Trabalho no sentido da consolidação de políticas judiciárias voltadas para as soluções autocompositivas, a cargo da Vice-Presidência. Entre eles, o ministro citou a articulação e interlocução permanente com os núcleos e centros de conciliação dos Tribunais Regionais do Trabalho, com a organização de um primeiro encontro institucional em agosto. Outro destaque foi a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que bateu recordes em número de acordos homologados e de valores repassados aos trabalhadores.

O conselheiro do CNJ Emmanoel Campelo, coordenador do Comitê Gestor de Conciliação e presidente da Comissão de Acesso à Justiça, unidades responsáveis pela idealização da conferência, destacou que a política pública voltada para a autocomposição tem ganhado importância não apenas por meio de resoluções e atos do Poder Judiciário, mas do ponto de vista legal, como no novo CPC e na Lei de Mediação (Lei 13.140/2015). "A conciliação e a mediação já são o futuro do Poder Judiciário", afirmou.

Conferência

A II Conferência Nacional de Mediação e Conciliação reúne magistrados, mediadores, conciliadores, tribunais, câmaras de mediação e conciliação e jurisdicionados. Além do presidente e vice-presidente do TST e do conselheiro do CNJ, a abertura contou com a presença dos ministros Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça, do procurador-geral do trabalho, Ronaldo Curado Fleury, e do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia.

Confira aqui a programação completa.

(Carmem Feijó - Foto: Fellipe Sampaio)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3