Ir para o conteúdo

Em Campinas, Semana começa com inauguração de Centro Integrado - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Em Campinas, Semana começa com inauguração de Centro Integrado

 

17/03/2015 -O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, agradeceu em seu discurso o empenho de todos os envolvidos nos processos conciliatórios. "Na data de hoje, com a abertura da Semana Nacional da Conciliação, nós temos certeza que teremos sucesso e iremos aumentar o patamar das conciliações".

Estiveram presentes também na cerimônia de abertura: o vice-presidente Henrique Damiano; o presidente do TRT da 15ª Região na gestão 2010-2012, desembargador Renato Buratto; os juízes auxiliares Jorge Luiz Costa (Presidência), Oséas Pereira Lopes Júnior (Corregedoria) e Andrea Guelfi Cunha (Vice-Presidência Judicial); e o secretário-geral da Presidência, Evandro Luiz Michelon.
 
A desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, em entrevista, afirmou que a boa vontade do Judiciário representa um sistema voltado para a conciliação e, a partir de hoje, os Centros Integrados de Conciliação estarão sempre funcionando para atender melhor as pessoas, sempre que necessário.
 
A juíza e diretora do Fórum, Ana Claudia Torres Vianna, coordenadora do CIC de 1º Grau, disse acreditar que esse seja um projeto audacioso, mas necessário, principalmente porque hoje sobram processos e faltam recursos para resolvê-los. A magistrada completou ainda que é preciso "substituir a cultura do litígio pela cultura de paz".
 
A desembargadora e coordenadora do CIC de 2º Grau, Maria Inês Corrêa de Cerqueira Cesar Targa, ressaltou três motivos para que a mediação e a conciliação sejam feitas: "agilizar a tramitação dos processos, dar espaço às partes envolvidas para conversarem sobre o conflito e humanizar nosso trabalho, já que os servidores lidam com um sistema muito burocrático". Também esteve presente o advogado Antônio Carlos Galvão Moura, representando o presidente da OAB, Daniel Blikstein. Moura parabenizou a administração do Tribunal pela iniciativa.
 
Primeira audiência: conciliação
 
A primeira audiência do mutirão, marcada para as 9h da manhã, resultou em acordo entre as partes. Mediada pela juíza Rita de Cassia Scagliusi do Carmo, a audiência ocorreu em uma das mesas de conciliação do espaço físico do CIC de 1º Grau, localizado na cobertura do Fórum Trabalhista, e reuniu os representantes do reclamante e da empresa Viva Equipamentos Indústria e Comércio Ltda. O processo estava tramitando desde 2013 na 3ª Vara do Trabalho de Campinas e fazia referência a verbas rescisórias e horas extras.
 
Inaugurado novo espaço do CIC 2º Grau
 
Na tarde desta segunda-feira também foi inaugurado o espaço físico do Centro Integrado de Conciliação de 2º Grau, no térreo da sede administrativa do TRT da 15ª Região, localizada na Rua Dr. Quirino, 1080. Na solenidade comandada pelo presidente do Tribunal, Lorival Ferreira dos Santos, e da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho na 15ª Região, Catarina Von Zuben, além de desembargadores, juízes de 1º Grau, servidores e estagiários, entre outros. compareceram ainda os desembargadores Henrique Damiano, vice-presidente administrativo; Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, vice-presidente judicial, Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, diretor da Escola Judicial, e a vice-ouvidora, Ana Amarylis Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, além dos ex-presidentes da Corte Renato Buratto e Flavio Allegretti de Campos Coorper, entre outros magistrados do 2º Grau. Também estiveram presentes os juízes auxiliares da Presidência Jorge Luiz Costa e Levi Rosa Tomé, e da Corregedoria Regional, Oséas Pereira Lopes Júnior, representando o corregedor regional, desembargador Gerson Lacerda Pistor, e Maria da Graça Bonança Barbosa. Participou ainda da solenidade o diretor-geral do TRT, Paulo Eduardo de Almeida.
 
Na ocasião, o desembargador Lorival destacou que "acredita na conciliação e mediação, pois com essas medidas é possível quebrar o paradigma da sentença".
 
A coordenadora do Centro Integrado de Conciliação de 2° Grau, desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, proferiu palavras de gratidão para aqueles que se dispõem a colaborar com a implementação do CIC, considerado triplamente importante. "Implantamos uma política pública nacional de mediação de conflitos, desafogando o Poder Judiciário, prevista na Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça, asseguramos espaço às partes para que discutam suas lides, tanto processuais como sociológicas, e, nós, magistrados, humanizamos o nosso trabalho, verificando que por trás de autos de processos, há vidas, sonhos, problemas e que podemos interferir em sua solução". Para Maria Inês, a adesão da Administração do TRT, capitaneada pelo presidente Lorival e pela vice-presidente judicial Gisela, da Escola Judicial, capitaneada pelo desembargador Giordani, das empresas e de todos os colegas ao projeto, fizeram com que ele tomasse porte e ganhasse casa nova.
 
A vice-presidente judicial, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, também agradeceu o apoio e parceria do presidente na realização rápida de projetos que envolvem a agilidade na Justiça do Trabalho, e do empenho da Escola Judicial, na pessoa do desembargador Giordani, para capacitação de servidores em mediação.
 
O CIC de 2º Grau trabalha desde o dia 09/02 e conta com a atuação de desembargadores juízes e servidores, todos envolvidos no projeto, que visa incentivar ainda mais as conciliações na 15ª.
 
Mutirão conciliatório vai até sexta, dia 20
 
Em toda a 1ª instância do TRT-15, estão em pauta, 5.552 audiências para tentativas de conciliação, sendo 1.602 envolvendo processos já ajuizados por meio do sistema eletrônico (PJe-JT) e 3.950 ações que ainda tramitam em papel. Não estão computadas as audiências normais, da pauta ordinária (inicial, UNA e de Instrução). O CIC de 2º Grau, vinculado a VPJ, agendou audiências para a Semana envolvendo 259 processos que tramitam em fase recursal. São seis mesas de conciliação que trabalham simultaneamente, sob o comando de juízes e também desembargadores.
Fonte: TRT 15 (Campinas-SP)

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3