Ir para o conteúdo

Em linguagem simples, Cejusc Macapá (AP) divulga como acontece a conciliação - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Em linguagem simples, Cejusc Macapá (AP) divulga como acontece a conciliação

A iniciativa tem o objetivo de tornar mais acessível o trabalho do Cejusc Macapá para toda a sociedade local.

08/04/2021 - O Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) de Macapá (AP), que funciona no Fórum Trabalhista da capital do Amapá, elaborou um folheto explicativo para divulgar como acontece a conciliação na Justiça do Trabalho. A iniciativa tem o objetivo de tornar mais acessível o trabalho do Cejusc Macapá para toda a sociedade local, que desempenha um papel importante na solução de conflitos, por meio do acordo entre as partes.

Idealizada pelos juízes do trabalho substitutos Fábio Luiz Pacheco e Jessé Cenci, atuais representantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec Macapá) e coordenador do Cejusc Macapá, respectivamente, a iniciativa se constitui em um exemplo de boa prática de gestão. Além disso, está alinhada ao planejamento estratégico do Tribunal que estimula a adoção de boas práticas em governança pública como uma forma de aprimorar a eficiência do serviço público.

No "folder", são demonstradas as três principais etapas que levam ao acordo, como o convite que é feito às partes para que elas compareçam à audiência de conciliação, a atuação de servidores capacitados para dialogar com as partes e apresentar as propostas do acordo e o resultado final da negociação, que é a celebração do acordo.

O juiz Fábio Pacheco explica que grande parte dos processos que entram no Cejusc Macapá são resolvidos por meio da conciliação. As partes encontram no Cejusc um ambiente propício à negociação. "É comum as partes chegarem à audiência muito confusas com o procedimento judicial e resistentes à conversa. O 'card' que elaboramos, o qual é dotado de recursos visuais básicos e de linguagem simples, auxilia na comunicação entre o Judiciário e os seus 'usuários'. Após a adoção da ferramenta, que foi apresentada e apoiada por todos os juízes que atuam no Foro de Macapá, as partes têm se mostrado mais calmas e propícias à conciliação durante a audiência no Cejusc".

CEJUSC Macapá

O Centro de Conciliação de Macapá foi inaugurado em maio de 2018 durante a realização da IV Semana Nacional de Conciliação do TST/CSJT. Desde então, as oito varas do Fórum Trabalhista de Macapá passaram a integrá-lo. Em janeiro de 2021, a Portaria PRESI nº 007 designou o juiz Fábio Luiz Pacheco como representante do NUPEMEC e o juiz Jessé Cenci como coordenador do CEJUSC.

Conheça a ferramenta visual adotada no CEJUSC Macapá.

Fonte: TRT da 8ª Região (PA/AP)

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3