Ir para o conteúdo

Em visita ao TRT RO/AC, Caixa evidencia a importância da conciliação e das novas tecnologias - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Em visita ao TRT RO/AC, Caixa evidencia a importância da conciliação e das novas tecnologias

(01/02/2017)

A política de conciliação da Caixa nos estados de Rondônia e Acre foi o assunto principal da visita institucional do corpo jurídico da empresa pública ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargador Shikou Sadahiro, nesta segunda-feira (30/01).

No Gabinete da Presidência, o novo gerente do Jurídico da Caixa em Rondônia/Acre, Luiz Arthur Marques Soares, acompanhado da coordenadora Jurídica, Melissa Santos Pinheiro Vassoler Silva, e do advogado trabalhista Mário Gomes de Sá Neto, reforçou a postura conciliatória do banco junto aos processos demandados na Justiça do Trabalho dos dois estados. "Queremos ser parceiros e não mais um demandado. Nossa política de acordo é muito forte e não é nossa intenção ficar recorrendo de todas as decisões judiciais", explicou.

Transferido do Ceará (CE), Luiz Arthur destacou a experiência de atuação junto ao Núcleo de Conciliação do TRT da 7ª Região. "Adotamos alguns mecanismos de conciliação utilizando com êxito os recursos tecnológicos, a exemplo da videoconferência e o aplicativo Whatsapp", revelou ao dizer ainda que a intenção é intensificar a conciliação no 1º grau.

"A conciliação também vai ao encontro com os princípios da Administração Pública, como a eficiência, moralidade, finalidade e da boa-fé, além de melhorar o clima organizacional na própria empresa", enfatizou o gerente.

Melissa Santos ressaltou algumas práticas adotadas pela empresa pública na promoção da conciliação, o que ajudaram a diminuir em 30% a demanda processual. "Trabalhamos com pareceres visando essa conciliação, um exemplo são as súmulas administrativas de dispensa recursal, de âmbito interno, que autorizam a não interposição de recursos", declarou.

Em relação ao uso das tecnologias, o presidente do TRT afirmou que essa já é uma prática seguida na maioria das unidades. "Nosso Regional tem muita boa vontade de utilizar os recursos tecnológicos para facilitar a participação das partes e agilizar a tramitação dos processos", acentuou.

"O desafio da Justiça do Trabalho é dar conta da demanda que cresce a cada ano, muitas vezes com a mesma estrutura, pois existem limitações, seja de ordem orçamentária ou administrativa. Por isso, cada vez mais a conciliação tem importância e prioridade", destacou o desembargador.

Os representantes da Caixa evidenciaram ainda o fato do TRT14 ser um dos tribunais que julgam mais rápido e se colocaram à disposição para discutir ideias e projetos que promovam a celeridade processual e a conciliação.

Fonte: TRT14 

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3