Ir para o conteúdo

II Semana de Conciliação Trabalhista quer promover acordos na solução de litígios - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar II Semana de Conciliação Trabalhista quer promover acordos na solução de litígios

(25/04/2016) 

Prazo para apresentação dos processos que vão ser alvo de acordos vai até 13 de maio

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizará, entre 13 e 17 de junho, a 2ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Com o lema “Conciliação: você participa da solução”, o objetivo é promover o diálogo entre patrões e empregados para proporcionar acordos conciliatórios nos processos – uma forma de solucionar os litígios de forma rápida e mais barata, além de ‘desafogar’ a Justiça do Trabalho.

De acordo com o vice-presidente do CSJT, ministro Emmanoel Pereira, “a conciliação é a melhor maneira de solucionar litígios uma vez que todos ganham com esta prática, a começar pelas partes que vão ter suas querelas resolvidas de uma forma célere,” destacou.

O evento será realizado nos órgãos da Justiça do Trabalho de 1ª e 2ª graus e conta com a participação dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho.  A primeira edição do evento, realizada em 2015, alcançou R$ 446 milhões em acordos homologados em todo país.

Para estimular empresas a aderirem a prática conciliatória e a participação no evento, a vice-presidência do TST tem realizado encontros com os maiores litigantes da Justiça do Trabalho.  A Caixa Econômica Federal, por exemplo, foi a primeira empresa a se comprometer formalmente com o TST apresentando ao longo do evento, 4,6 mil propostas de acordos em processos que tramitam nas cortes trabalhistas.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que atualmente tem mais de 11 mil processos na Corte, também se comprometeu a se engajar na Semana Nacional de Conciliação e já desistiu de interpor recursos em 254 processos no TST onde as decisões foram desfavoráveis à empresa.

Como participar?

Todas as empresas que desejarem participar da 2ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista devem entrar em contato com o Tribunal Regional do Trabalho de sua respectiva região, por meio da Presidência ou do Núcleo de Conciliação, ou com a vice-presidência do Tribunal Superior do Trabalho, dependendo do estágio em que o processo se encontra.

O prazo máximo para que as empresas apresentem os processos que vão ser alvo de acordos vai até o dia 13 de maio de 2016, exatamente um mês antes do inicio da II Semana, que acontece em junho.

(Taciana Giesel/)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

 

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3