Ir para o conteúdo

Iniciado mutirão de negociação trabalhista no TRT de Goiás - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Iniciado mutirão de negociação trabalhista no TRT de Goiás

13/06/2016 - A segunda-feira (13/6) começou com dezenas de audiências de conciliação na abertura da 2ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que acontece durante esta semana no TRT de Goiás. O coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, juiz Israel Adourian, logo pela manhã já concedeu entrevista para as rádios CBN, Paz FM e RBC e também para a rede PUC TV, em que reforçou o convite à sociedade para buscar a pacificação nos processos trabalhistas por meio da conciliação. Ele informou que as partes que ainda não conseguiram agendar audiência, podem fazê-lo pelo portal do TRT na internet, e que também há a opção de o empregador ou empresário procurar a outra parte, fazer o acordo, e comparecer ao Tribunal para seja feita a homologação por um juiz.

O juiz Israel Adourian ressaltou que a meta é aumentar o número de conciliações em relação à Semana de Conciliação do ano passado, que foi de 55%. “Esse ano nós mudamos até o ambiente, com clima de festa junina, para favorecer a comunicação entre as partes para conversarem de forma conciliatória”, explicou. Ele ressaltou que os conciliadores são apenas facilitadores para que as partes consigam chegar a uma solução. “Estamos na era da cidadania, de um empoderamento das partes e advogados. Acreditamos que essa é a melhor justiça, a que é feita pelas partes”, destacou. Ele também comentou que na conciliação todos ganham, o trabalhador que já sabe o valor e o dia que vai receber, a empresa que tem um processo a menos e ainda pode parcelar a dívida junto ao trabalhador, e a Justiça do Trabalho, que diminui seu estoque de processos.

A 15ª VT de Goiânia, por exemplo, conseguiu acordo em todas as audiências realizadas pela manhã. Uma das audiências durou mais de uma hora, mas ao fim as partes saíram satisfeitas. A advogada da empresa, que atua no ramo de torrefação de café, Rosângela Ferreira, atribuiu o acordo ao conciliador da VT, o servidor José Ronaldo Caldeira. “Eu acredito que 80% desse acordo se deu em virtude da persistência e estratégia do conciliador da 15ª VT. Se não fosse por ele o acordo não teria sido realizado”, ressaltou destacando que o processo tinha sido protocolado há apenas 20 dias. A advogada da reclamante, Pauliane Godoi, que também atua na justiça trabalhista, afirmou que sempre tem conseguido bons acordos no Tribunal. “A semana de conciliação ajuda bastante e nós já chegamos aqui com os ânimos preparados para conciliar. O acordo sempre é o melhor caminho”, afirmou.

As audiências da 2ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista estão sendo realizadas no primeiro e segundo andares do Fórum Trabalhista de Goiânia e também em todas as varas do trabalho do interior. O número estimado de processos que entrarão em pauta durante a semana é de cerca e 1400, apenas no espaço destinado à Semana de Conciliação. Este ano, o TST também remeteu ao TRT de Goiás 600 processos que tramitam no 3º grau de jurisdição para serem incluídos na pauta de conciliação do regional goiano.

A campanha é promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e tem a participação dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. A primeira edição da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista foi realizada em 2015 e alcançou R$ 446 milhões em acordos homologados em todo país. Em Goiás, foram incluídos em pauta 1.485 processos, tendo sido homologados 815 acordos.

Fonte: TRT18 

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3