Ir para o conteúdo

Justiça do Trabalho em Palmas (TO) comemora 29 anos com lançamento de projeto social de incentivo à conciliação e à leitura - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Justiça do Trabalho em Palmas (TO) comemora 29 anos com lançamento de projeto social de incentivo à conciliação e à leitura

O intuito é incentivar a conciliação e a leitura, por meio da disponibilização de um acervo de livros doados acondicionados num freezer com porta de vidro.

O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-Palmas) lança nesta sexta-feira (11) o projeto “Conciliar e Virar a Página”. A data marca a celebração dos 29 anos de instalação da 1ª Vara do Trabalho de Palmas (TO). A iniciativa foi idealizada pela equipe do CEJUSC com apoio do Foro Trabalhista de Palmas (TO) e de magistrados da Décima Região. O intuito é incentivar a conciliação e a leitura, por meio da disponibilização de um acervo de livros doados acondicionados num freezer com porta de vidro.

O equipamento antes utilizado para refrigerar bebidas estava sem condições de funcionamento e foi adesivado para se transformar em estante de livros. Dentro dele, estarão obras literárias obtidas por meio de doações e aquisições da comunidade da região. São livros novos e usados, dentre eles, títulos de ficção, romance, autoajuda, literatura infanto-juvenil, poesia e ainda obras voltadas à temática da pacificação social e da conciliação.

A gestora do “Conciliar e Virar a Página” é a juíza Suzidarly Ribeiro Teixeira Fernandes, coordenadora do CEJUSC de Palmas. Segundo ela, a atuação dessa unidade judicial pode beneficiar a comunidade para além dos processos. A magistrada pretende conceder maior divulgação à política de conciliação e realizar permanente incentivo ao hábito de ler.

“A leitura é ferramenta indispensável à construção da cidadania, concedendo à pessoa uma maior capacidade crítica diante da vida. Exerce grande poder na ampliação da visão de mundo e, nesse contexto, favorece a aproximação, o diálogo e o entendimento entre as pessoas e, consequentemente, a conciliação”, explica a juíza.

Além disso, os objetivos traçados pelo projeto se alinham ao Planejamento Estratégico do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), por favorecer a divulgação da cultura da paz e da conciliação; implementar ação que contribua para consolidação da responsabilidade socioambiental no regional; promover a melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas; e estimular, na comunidade local, o surgimento de iniciativas semelhantes de estímulo à leitura.

Ponto de leitura

A leitura tem sido aliada de muitas pessoas durante o isolamento social. Ler ajuda a equilibrar a saúde mental, prevenindo sentimentos de angústia, medo e solidão. É como diz o poeta Mário Quintana: “O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.

Enquanto as atividades presenciais do Foro de Palmas estiverem suspensas em razão da pandemia, o ponto de leitura do “Conciliar e Virar a Página” funcionará na garagem do local, para que seja acessível a magistrados, servidores, terceirizados e estagiários da unidade. Ao lado do freezer, será disponibilizado álcool em gel e saco plástico para acondicionamento do livro a ser manuseado ou eventualmente emprestado.

Quando as condições sanitárias permitirem o retorno das atividades presenciais da Justiça do Trabalho na região, o ponto de leitura passará a funcionar no saguão do Foro Trabalhista, local idealizado para sua permanência definitiva, no qual transitam jurisdicionados, advogados e demais usuários dos serviços de justiça.

JT na capital do Tocantins

A 1ª Vara do Trabalho de Palmas foi criada em 11 de junho de 1992, pela Lei 8.432, e instalada em 8 de dezembro de 1994. Nove anos depois, em 21 de novembro de 2003, foi criada a 2ª Vara do Trabalho, pela Lei 10.770, e instalada no dia 1º de janeiro de 2004, mesmo ano em que também foi inaugurado o Foro Trabalhista de Palmas, em 3 de abril. Atualmente, a unidade tem jurisdição para atuar em mais de 30 municípios da região, além da capital do Tocantins.

Fonte: TRT da 10ª Região (DF/TO)

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3