Ir para o conteúdo

No Pará e Amapá o balanço da Semana é positivo - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar No Pará e Amapá o balanço da Semana é positivo

 

23/03/2015 - Mobilização social pela conciliação, imprensa correspondendo ao chamado para divulgação, magistrados conciliadores premiados, criação de comissões pela conciliação no primeiro e segundo graus, advogados e partes mais abertos ao diálogo pela paz. Tudo isso ​movimentou os dias no TRT8 e compôs o retrato da Semana Nacional da Conciliação na Justiça do Trabalho da 8ª Região. 

Logo na cerimônia de abertura, foi realizada a entrega do Prêmio Conciliação 2015, ​idealizado pela Corregedoria Regional, ​que premiou as Varas do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) com o maior percentual de conciliações ao longo do ano de 2014: 14ª VT de Belém (Região Metropolitana) ,  4ª VT de Macapá (Estado do Amapá) e VT de Itaituba (interior do Pará). “A nossa ideia foi premiar não apenas o magistrado, mas toda a equipe que trabalha em prol da conciliação", explicou o Corregedor Regional, Desembargador Gabriel Napoleão Velloso Filho.
 
Graças à mobilização capitaneada pela Corregedoria Regional, juízes, partes e advogados, nos estados do Pará e Amapá, realizaram um grande movimento de pacificação. “A sociedade deu retorno, fizemos um bom diálogo, inclusive através da imprensa. Por onde passávamos, a sociedade dava sinal de que é positivo fazer a conciliação, especialmente pelo momento que o país atravessa, em que a economia está difícil. Nas salas de audiência, em conversa com os advogados e com as próprias partes, todos elogiaram e atentaram para ​a ​questão da rapidez com que as audiências eram solucionadas. Sempre compreendendo que a forma mais rápida e justa de resolver um processo é através da conciliação, porque é a decisão que vem das partes que vivem uma determinada realidade”, destacou a Juíza Paula Soares, titular da 15ª Vara Trabalhista de Belém e membro da comissão organizadora da Semana da Conciliação na 8ª Região. 
 
Ao longo dos 5 dias, magistrados de primeiro e segundo graus conseguiram solucionar processos complicados, como um sobre acidente de trabalho, que tramitava desde 2008. Assim como a Caixa​ Econômica Federal​, que fechou acordo em 10 dos 12 processos em que propôs conciliação. Aliás, o que já demonstra uma mudança de paradigma da instituição bancária que, historicamente, recorria até ​às últimas instâncias. Os advogados da empresa propusera​m​ até mesmo a criação de um fórum permanente de conciliação dos processos da Caixa. 

Juízo Auxiliar de Conciliação no 2º Grau
 
Ainda dentro das ações da Semana da Conciliação, uma portaria conjunta da Corregedoria e Vice-Presidência nomeou a Desembargadora Francisca Formigosa no Juízo Auxiliar da Vice-Presidência para conciliações em Recurso de Revista.  “A Corregedoria, em harmonia com a Vice-Presidência, decidiu chamar a Desembargadora Francisca Formigosa que já foi premiada pelo Conselho Nacional de Justiça e tem um compromisso particular em estimular a conciliação num patamar correto, para atuar perante a Vice-Presidência selecionando esses processos e chamando as pessoas. A ​C​orregedoria dará apoio e vai designar uma Juíza Substituta pra atuar perante a Juíza Auxiliar. Com isso, nós pretendemos que muitos desses processos que já estão quase para subir pra Brasília sejam solucionados por aqui, assim, o direito do trabalhador vai poder ser recebido num prazo muito menor”, explicou o Corregedor Gabriel Velloso Filho. 
 
Comissão permanente
 
Com base no sucesso alcançado ao longo da Semana, o Corregedor Regional também  decidiu manter uma Comissão Permanente de Conciliação no primeiro grau, com os mesmos magistrados que compuseram a equipe de frente​,​ que atuou ​nos 5 dias da campanha. Juízes Antonio Oldemar Coêlho dos Santos (Titular da 14ª Vara do Trabalho de Belém e Diretor do Fórum Trabalhista da Capital Paraense), Paula Maria Pereira Soares (Titular da 15ª Vara do Trabalho de Belém e Diretora da Central de Mandados), Jader Rabelo de Souza (Titular da 4ª Vara do Trabalho de Macapá ) e a Juíza Substituta Giovanna Correa Morgado Dourado. “Pretendemos melhorar nossas ações aqui dentro e ver de que formar podemos agilizar a pauta de conciliação, oferendo cursos que possam ajudar os magistrados e as secretárias de audiência”, afirmou a Juíza Paula Soares. 
 
Troca de Experiências
 
O chamado de magistrados aposentados para atuar nas audiências de conciliação também se mostrou muito eficaz, não apenas do ponto de vista processual, como do aprendizado entre gerações. Para o Juiz Substituto Paulo Roberto Dornelles Júnior, aprovado no último concurso público para juízes da 8ª Região, foi uma honra participar de audiências de conciliação com o Juiz Aposentado José Wilson Malheiros da Fonseca e o resultado foi bastante proveitoso. "Graças à grande experiência do Doutor Malheiros, as audiências foram conduzidas com muita leveza e objetividade, instalando ​um ​clima harmônico​,​ propício à pacificação de ânimos. Sendo professor universitário aposentado​,​ e com carreira consagrada neste Tribunal, sua presença inspirava grande respeito entre jurisdicionados e advogados, muitos dos quais seus ex-alunos. Com o espírito voltado ao encontro de um denominador comum, as propostas surgiam e a conciliação ocorria naturalmente, mesmo em situações de difícil solução”, declarou. 
 
Semana Encerra com leilão Unificado, 70% de bens vendidos
 
No encerramento da semana foi realizado o Leilão Unificado de Belém/Ananindeua de 2015​, o ​primeiro exclusivamente de bens penhorados em processos que tramitam em PJe (Processo Judicial Eletrônico). Ao todo, 70% dos bens disponíveis foram arrematados.  “O leilão teve um andamento rápido e com resultados muito positivos, muitos bens saíram devido à divulgação da Semana da Conciliação. A realização do leilão no auditório do TRT8 tornou-o mais seguro, porque possuímos banco aqui dentro”, comemora a Juíza Paula Soares, diretora da Central de Mandados.
 
Fonte: TRT8(PA/M)

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3