Ir para o conteúdo

Núcleos de Conciliação da Justiça do Trabalho se reúnem em Brasília - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Núcleos de Conciliação da Justiça do Trabalho se reúnem em Brasília

(29/03/2017)

Com o objetivo de implementar e efetivar políticas públicas de conciliação em toda a Justiça do Trabalho, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho promoveu o 1º Encontro de Coordenadores de Núcleos da Justiça do Trabalho.

O evento, promovido pela vice-presidência do CSJT, foi uma forma de debater, solucionar dúvidas e incentivar os Tribunais Regionais do Trabalho a criar os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) de forma padronizada, conforme estipula a Resolução 174/2016 do CSJT.

Esse encontro visa a eficiência e a produtividade, na discussão de assuntos que nos são muito relevantes. O objetivo aqui é que possamos encontrar as respostas que precisamos para implementar essa relevante política pública judiciária, a qual elegi como o principal carro-chefe da minha gestão, na condição de gestor nacional de políticas públicas de conciliação, o ministro Emmanoel Pereira.

O TRT do Rio Grande do Norte foi representado no encontro pela desembargadora Joseane Dantas dos Santos e pelos juízes Magno Kleiber Maia (CEJUSC-Mossoró) e Michael Knabben (CEJUSC-Natal).

A abertura do evento, também contou com a presença do presidente do CSJT e TST, ministro Ives Gandra Martins Filho, que enfatizou que o cumprimento da Resolução 174 por todos os Regionais será um avanço para solucionar o grande número de processos recebidos pela Justiça do Trabalho.

O pleno funcionamento dos núcleos vai conseguir resolver os processos ainda na primeira instância, reduzindo assim, o número de recursos que sobem para os TRTs e TST, uma prestação de serviços muito importante para a sociedade e para a Justiça, afirmou o presidente.

Já o juiz auxiliar da vice-presidência do CSJT, Rogério Neiva, destacou que a metodologia proposta e o envolvimento dos colegas nos debates proporcionaram um encontro rico e produtivo, permitindo uma maior integração entre os gestores da conciliação.

Seguramente os colegas voltaram para as suas Regiões mais engajados e motivados, e com muitos subsídios e ideias em função da intensa troca de experiências, destacou Neiva.

Um dos pontos do evento, foi o esclarecimento de como deve ser a estrutura, implementação e a sistemática de funcionamento dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC).

Outros temas discutidos foram os critérios e as técnicas que devem ser adotadas para o recrutamento de conciliadores e mediadores, entre servidores da Justiça do Trabalho e a capacitação desses profissionais.

Os representantes dos CEJUSCs de todo Brasil definiram, também, a possibilidade da participação de estagiários das áreas de contabilidade e psicologia, além do direito, para atuarem nas atividades de apoio.

O encerramento do evento ficou por conta do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva que demonstrou ser um grande aliado dos gestores da conciliação para o avanço da política pública judiciária.

Fonte: TRT21 

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3