Ir para o conteúdo

Semana de Conciliação na 9ª Região (PR) destaca importância do acordo amigável - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Semana de Conciliação na 9ª Região (PR) destaca importância do acordo amigável

O evento começa nesta segunda (5) e vai até sexta-feira (9).

06/07/2021 - O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PT) agendou 1.047 audiências para a Semana Regional de Conciliação. A começar nesta segunda (5) e até sexta-feira (9), o TRT investe na conciliação para resolver conflitos judiciais – conduzindo e orientando trabalhadores e empregadores a solucionar os processos por meio do acordo amigável.

“Gostaria de ressaltar a importância da conciliação na Justiça do Trabalho. Penso que é um meio adequado para resolver os conflitos trabalhistas”, disse o presidente do TRT, o desembargador Sergio Murilo Rodrigues Lemos, na abertura oficial da Semana Regional de Conciliação, minutos antes da primeira audiência de conciliação, por videoconferência. O desembargador agradeceu o esforço de magistrados, advogados, partes e servidores para viabilizar o mutirão.

O início dos trabalhos contou com a participação do desembargador Aramis de Souza Silveira, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), unidade à frente da realização da campanha. “Faço votos de uma semana de muita conciliação; que essa cultura se espraie”, disse.

Participação ativa

Para elaborar a pauta de audiências, magistrados e servidores realizaram uma triagem em busca de processos com maiores chances de acordo. São casos que se encontram tanto na fase de conhecimento quanto na de execução, e que abrangem as mais diversas categorias profissionais, como trabalhadores da indústria e do comércio, do transporte rodoviário, do setor de telecomunicações e da área financeira.

A construção da pauta de audiências teve a colaboração do próprio jurisdicionado, que teve a oportunidade de inscrever seu processo no mutirão. A Semana Regional de Conciliação terá a participação de sete Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de 1º Grau e de 2º Grau. No Cejusc de Curitiba, o TRT agendou 141 audiências.

Além dos Cejuscs, 62 Varas do Trabalho de todo o Paraná participam do evento, entre elas a 4ª Vara do Trabalho de Maringá, com 55 audiências agendadas, a 7ª Vara do Trabalho de Curitiba, com 54 audiências, e a Vara do Trabalho de Rolândia, com 51 audiências.

Todas as tentativas de conciliação serão por videoconferência.

Primeira conciliação

O juiz Lourival Barão Marques Filho conduziu a primeira audiência da Semana Regional de Conciliação. Em pauta, a busca por um consenso sobre a forma de pagar o montante de R$ 16 mil que a Justiça reconheceu serem devidos a um trabalhador. Ele obteve o direito a esse valor após a empresa em que atuava, um estabelecimento da área de construção de rodovias, atrasar o pagamento de salários e não quitar verbas rescisórias.

O trabalhador aceitou a proposta da empresa de receber o valor em 16 parcelas. Ele explicou ser vantajoso garantir de imediato o crédito e solucionar o conflito, ainda que o valor total do dinheiro demore um pouco mais para chegar à conta.

Fonte: TRT da 9ª Região (PR)

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3