Ir para o conteúdo

Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhista é aberta com acordos em Alagoas - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhista é aberta com acordos em Alagoas

Desembargador-presidente do TRT da 19ª Região (AL), Marcelo Vieira, ressaltou a importância da conciliação na abertura do evento.

20/09/2021 - O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) realizou, às 8h30 desta segunda-feira (20/9), a abertura da Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhista deste ano de 2021. O evento telepresencial ocorreu nas salas de audiência 3 e 1 do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), respectivamente. Os trabalhos foram acompanhados pelo presidente do Regional Trabalhista, desembargador Marcelo Vieira, que proferiu o discurso de abertura da campanha em duas audiências - uma referente à fase de conhecimento e outra à de execução. Em ambas, as partes firmaram acordo e puseram fim ao litígio trabalhista.

As atividades acontecem durante toda a semana e serão encerradas nesta sexta-feira (24/9). O desembargador Marcelo Vieira agradeceu e parabenizou advogados, servidores e as partes processuais pela disposição e boa vontade em participar da campanha pela conciliação. “Nosso Regional vem se destacando no cenário nacional como um dos Tribunais com maior vocação para a conciliação. Tenho plena convicção de que não será diferente neste ano”, destacou. Segundo ele, nunca é demais lembrar que o direito existe, entre outras razões, para trazer paz e promover a solução dos conflitos por meio do diálogo, especialmente nestes dias difíceis que todos têm enfrentado por conta da pandemia.

“Na Justiça do Trabalho, a conciliação sempre foi muito mais que um instrumento do Direito para a resolução de processos. Conciliar, para nós, significa distribuir justiça e paz, fomentando o entendimento e a harmonia entre os autores da relação de emprego”, considerou o desembargador-presidente.

Em seguida, o juiz Flávio Luiz da Costa, coordenador do Cejusc, salientou a relevância da semana e observou que os advogados estão se mostrando bastante receptivos e engajados na proposta de se garantir a efetividade da solução dos conflitos por meio da conciliação. Ele também ponderou sobre os percalços enfrentados com a crise sanitária mundial. “Estamos vivenciando um período muito difícil. Fomos pegos de surpresa por esta pandemia. É por isso que a nossa campanha este ano trouxe o slogan ‘Cada solução, um recomeço’. Então esperamos isto, que todos nós venhamos aqui com esse espírito conciliatório, para que possamos resolver nossos conflitos da forma mais doce possível. É isso que pretendemos: resolver velhos conflitos por meio de novas soluções nesta semana que ora se inicia”, enfatizou.

Leilão

A Coordenadoria de Apoio às Execuções (CAE) também participará da Semana, com a realização de leilão virtual nesta terça-feira (21/9) e quinta-feira (23/9). O evento virtual acontecerá na sala telepresencial da Coordenadoria de Apoio às Execuções (CAE), a partir das 9h. Todos os itens constantes na lista foram penhorados para a quitação de dívidas trabalhistas.

O juiz coordenador de apoio às execuções do TRT, Nilton Beltrão, frisou que a expectativa é que esse leilão, designado especialmente para a semana nacional de execução trabalhista, mobilize a sociedade, despertando o interesse dos licitantes e, por consequência, beneficie centenas de trabalhadores com o pagamento do seu crédito.

“Por outro lado, os devedores também contam com toda a estrutura do TRT para que possam quitar seus débitos ou mesmo realizar acordos com o objetivo de manter a propriedade dos bens penhorados, o que deverá ser buscado antes do leilão, evidentemente”, salientou Beltrão.

Audiências

No TRT, o Cejusc tem mais de 120 audiências pautadas para a Semana, relacionadas tanto a processos nas quais as partes solicitaram a participação, quanto aos enviados pelas Varas do Trabalho da capital e interior. Além do Cejusc, as Varas também terão pauta própria de conciliação durante a semana.

Ação conjunta

Neste ano, as semanas da Conciliação e Execução estão sendo realizadas em conjunto por todo o Brasil com um único objetivo: atingir o maior número de soluções consensuais dos conflitos trabalhistas e garantir a efetiva quitação dos débitos já garantidos em juízo, por meio de audiências de conciliação e atividades de execução.

O slogan “Cada solução, um recomeço” lembra as dificuldades encaradas durante a pandemia e incentiva o início de uma nova fase, estimulada pela retomada da vida normal com o avanço da vacinação, sem pendências judiciais.

A Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhista é uma campanha realizada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em parceria com os Tribunais Regionais do Trabalho de todo o Brasil.

Fonte: TRT da 19ª Região (AL)

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3