Ir para o conteúdo

TRT-RS assina termo de cooperação para a Câmara de Conciliação de Precatórios - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar TRT-RS assina termo de cooperação para a Câmara de Conciliação de Precatórios

30/11/2015 - Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) assinou nessa sexta-feira (27) um termo de cooperação técnica para a instalação da Câmara de Conciliação de Precatórios. O evento ocorreu no gabinete da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo da Câmara de Conciliação é viabilizar acordos entre o Estado do RS e os credores de precatórios, mediante um desconto de 40% do valor da dívida, para trazer mais celeridade aos pagamentos e atingir um número maior de beneficiados. “Utilizando os mesmos recursos, nós passaremos a atender mais precatoristas. Com isso todos ganham e o sistema passa a ter uma credibilidade maior”, afirmou o Procurador-Geral do Estado, Euzébio Fernando Ruschel.

O termo de cooperação foi assinado pela vice-corregedora do TRT-RS, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, pelo presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador José Aquino Flores de Camargo, pelo Procurador-Geral do Estado, Euzébio Ruschel, e pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Luiz Fernando Penteado (que não pôde comparecer ao evento mas já teve sua assinatura colhida). O termo estabelece o espaço físico que será utilizado pela Câmara de Conciliação de Precatórios, cedido pelo TJ-RS, sua estrutura administrativa, que será gerida pela PGE, e os procedimentos que deverão ser adotados pelas órgãos do Poder Judiciário participantes.

A convocação de credores para as tratativas de acordo na Câmara de Conciliação seguirá a ordem de antiguidade dos precatórios. Cada credor convocado poderá analisar a proposta. Se ela for aceita, o acordo será homologado pelo órgão Judiciário competente. Se o credor rejeitar a proposta, ele continuará na mesma posição na fila dos precatórios. As primeiras convocações de credores deverão ocorrer até o final deste ano.

Em seu pronunciamento, a desembargadora Carmen Gonzalez destacou a relevância da iniciativa: “É uma alegria para o TRT-RS poder assinar esse termo de cooperação. Estamos certos de que o momento é significativo e muito importante para o Rio Grande do Sul”, declarou. O TRT gaúcho também foi representado na ocasião pelo juiz Marcelo Bergmann, integrante do Juízo Auxiliar de Conciliação, Execução e Precatórios do Tribunal. “A Justiça do Trabalho sempre teve um perfil conciliador. E defendo esse tipo de atuação também nos precatórios, é uma forma de agilizar os pagamentos. A criação da Câmara de Conciliação de Precatórios é uma grande ideia, que envolve o trabalho conjunto de várias instituições para a solução desse passivo”, afirmou.

A mesa da solenidade também contou com a presença da Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Institucionais, Ana Cristina Tópor Beck, da Corregedora-Geral da PGE, Roselaine Rockenbach, e do coordenador da Central de Precatórios do Tribunal de Justiça do RS, juiz Marcelo Mairon Rodrigues.

Fonte: TRT4 (RS) 

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3