Ir para o conteúdo

Vice-presidente do TST faz audiências de conciliação entre a Valec e entidades sindicais - CSJT2

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Aplicações Aninhadas

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

Publicador de conteúdo web (Global)

NOTÍCIAS
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Vice-presidente do TST faz audiências de conciliação entre a Valec e entidades sindicais

 

29/04/2016 -  O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, realizou, nesta quarta-feira (27), audiências de conciliação entre a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e as entidades representantes dos ferroviários e dos demais empregados da empresa pública. Os focos dos debates foram os reajustes salariais das duas categorias, tema que é objeto de dissídios coletivos.

A primeira reunião contou com a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários (FNTF), que apresentou agravo regimental contra despacho do ministro Ives Gandra Martins Filho, atual presidente do TST, que extinguiu o dissídio, em razão da falta de comum acordo entre as partes para o início do processo. Essa consequência estava prevista na proposta feita pelo ministro em outubro de 2015, quando ocupava a Vice-Presidência do TST, caso a categoria não aceitasse o reajuste sugerido, o que de fato ocorreu. 

Antes do julgamento do agravo, o ministro Emmanoel Pereira designou a audiência desta quarta-feira. Após negociações entre a empresa e os trabalhadores, o ministro decidiu que a Valec deve se manifestar, no prazo de uma semana, quanto a seguinte proposta da FNTF: aplicar, em 1º/4/2016, reajuste de 5% sobre os salários vigentes em março deste ano e garantir reajuste salarial de 8,17% (índice do IPCA medido entre 2014 e 2015), a partir de maio 2016, com abertura imediata de nova negociação coletiva. A empresa apresentará resposta na próxima quarta-feira (4/5), às 9h, no TST.

Empregados da Valec

A outra reunião abordou o dissídio coletivo suscitado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e do Sergipe. Em meio aos debates, o vice-presidente perguntou se a Valec poderia avançar com relação ao reajuste de 5% sugerido por ela inicialmente. O objetivo era aproximar a proposta da Valec do aumento salarial pretendido pelos empregados, 10,83%, equivalente ao INPC. A empresa negou a possibilidade em função das restrições orçamentárias da União.

Diante desse cenário, o ministro informou que vai marcar reunião com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão para discutir a possibilidade de a Valec apresentar uma proposta melhor, porque o reajuste depende da aprovação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), órgão ligado ao ministério. "Para as duas audiências, sugeri uma diligência que será feita, proximamente, junto ao Ministério do Planejamento. A partir daí, com certeza chegaremos a um denominador comum. As audiências foram positivas", concluiu.

(Guilherme Santos/CF. Foto: Fellipe Sampaio)

Processos: DC-20901-42.2015.5.00.0000 e DC-26551-70.2015.5.00.0000

 

Conciliação Trabalhista - Início - Banner Publicidade

Aplicações Aninhadas

Aplicações Aninhadas

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 1

 

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 2

Conciliação Trabalhista - Início - Rodapé Banner 3