Menu Exibir

Governança - Portfólio de Projetos e Produtos - Metodologias e Processos

Metodologias e Processos


A Metodologia de Gerenciamento de Projetos da SETIC/CSJT foi adaptada para o projeto EGPJE no Jira do CSJT visando proporcionar flexibilidade e visibilidade aos projetos do PJe. Inicialmente foi baseada no PMP, conforme visualizado no MGP/SETIC e posteriormente disponibilizada uma versão para projetos que utilizam metodologias de desenvolvimento ágil. 

Todos os artefatos de projeto da metodologia foram transformados em issues no projeto EGPJE do JIRA, sendo: 

  • Issue do tipo DÚVIDA:  incluída no EGPJE para que os usuários possam questionar assuntos relacionados a projetos como preenchimento de templates, escopo de projeto, riscos e etc. 
  • Issue do tipo PROJETO: issue que representa todo o ciclo de vida do projeto aprovado, e desmembrada nas subtask que representam os artefatos do projeto:
    • Subtask PPA - Plano de Projeto Ágil: representa a unificação dos artefatos DOD, TAP e PGP da metodologia dita "tradicional". Seu objetivo é simplificar o planejamento entendendo que imprevistos podem ocorrer, evitando a granularidade, neste momento, de se especificar detalhes de requisitos funcionais e, assim, acabar provocando atrasos e promover a inflexibilidade ante aos processos de desenvolvimento baseados em Scrum nos tribunais parceiros.
      A partir dele se oficializa a gerência e equipe, cria-se os entregáveis com suas respectivas estimativas e inicia-se o monitoramento dos riscos.
    • Subtask DAS - Documento de Arquitetura de Software: é um artefato técnico de preenchimento obrigatório para todos os projetos, satélites ou não, que deverá conter a descrição básica da arquitetura a ser utilizada pelo sistema satélite, módulo ou funcionalidade do PJe.
      O template para preenchimento pode ser encontrado em <https://pje.csjt.jus.br/documentacao/index.php/Template_DAS>, e será analisado e aprovado pela equipe de Arquitetura, além de conter um parecer técnico da equipe de Infraestrutura, ambas equipes técnicas do CSJT.
      Importante salientar que este documento deve ser avaliado durante o planejamento da solução, para evitar eventual retrabalho, sendo fortemente recomendado que seja encaminhado em conjunto com o PPA. Um de seus objetivos é categorizar o projeto em Módulo, Funcionalidade ou Satélite do PJe, orientando o desenvolvimento da solução, pois cada uma dessas opções possui características específicas, tais como: estrutura de repositório, forma de comunicação e etc.
    • Subtask ENTREGÁVEL: pacote de funcionalidades interdependentes, como exemplo, uma lista de histórias de usuários e que fazem sentido para liberação em produção após homologação negocial. Nesta abordagem ágil, a supervisão das atividades de projeto pelo EGP se dará por meio dos comentários periódicos nessas issues subtarefas desse tipo são criadas a partir do PPA aprovado.
    • Subtask RDS - Relatório de Status: artefato em será registrado quinzenalmente pelo gerente o andamento do projeto, mantendo atualizadas as informações sobre previsão de entrega das funcionalidades, problemas ocorridos, risco no projeto e, quando possível, o que será entregue na próxima quinzena. 
    • Subtask ATA: esse artefato geralmente é necessário para projetos de médio a grande porte. É utilizado para registros de assuntos abordados em reuniões e ações a serem tomadas em um Projeto. O Gerente de Projeto deverá criar a subtarefa, que passará para avaliação/validação do CGR, EGP e GNN.
    • Subtask PROTÓTIPO: artefato utilizado para auxiliar na etapa de desenvolvimento. Foi criada para que o GNN aprove o design da aplicação a ser construída. Pode ser utilizado também para validação das regras de negócio aplicadas nas telas de interface com o usuário.
    • Subtask CUSTOS: criada pelo gerente de projetos apenas se houver investimentos, pagamentos e/ou aquisições de contratos firmados durante e/ou após o projeto, e precisará ser linkada à subtarefa PPA.
      Passará pela validação do EGP e posterior aprovação da CNE, com o objetivo de deliberar acerca da viabilidade financeira/orçamentária do projeto.
      Custeios não previstos na subtarefa PPA dependerão da disponibilidade orçamentária e deliberação da CNE, CGPJE, CGTIC-JT e, posteriormente, da Presidência do CSJT para aprovação.​​​​
    • Subtask VIAGEM: precisará ser criada para todas as reuniões presenciais e viagens técnicas que necessitem de expedição de passagens e pagamento de diárias aos membros do projeto. Sua criação é obrigatória para cada uma das reuniões previstas na subtarefa PPA, sendo aberta uma issue para cada viagem planejada, em até 20 dias úteis antes do evento.
      Reuniões e viagens não previstas na subtarefa PPA dependerão da disponibilidade orçamentária e deliberação da CNE, CGPJE e, posteriormente, da Presidência do CSJT para aprovação.
      Reuniões e viagens não aprovadas em alguma instância superior (CNE, CGPJE, indisponibilidade orçamentária, SGCSJT, Presidência CSJT) serão RECUSADAS pela CNE.
      Issues aprovadas serão encaminhadas ao "Processo de Autorização de Viagens", de propriedade da SETIC. Após autorização e a devida emissão/pagamento de diárias, o EGP atualizará com as informações necessárias ao gerente e fechará a issue.

 


Conteúdo de Responsabilidade da SETIC
Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação
E-mail:
setic@csjt.jus.br
Telefone: (61) 3043-7997