Balcão Virtual - CSJT2
O Balcão virtual é uma ferramenta permanente que garante o atendimento a advogados e partes de processos aos serviços oferecidos pelas secretarias judiciárias. A Resolução CNJ 372/2021 o define como ”ferramenta de videoconferência que permite imediato contato com o setor de atendimento de cada unidade judiciária, popularmente denominado como balcão, durante o horário de atendimento ao público”.
Regulamentado em fevereiro de 2021, a iniciativa surgiu com o objetivo de desburocratizar e tornar mais ágil o atendimento do Judiciário aos cidadãos. Assim, funciona durante todo o horário de atendimento ao público, de forma similar à do balcão de atendimento presencial, e pode ser acessado no sítio eletrônico dos tribunais.
O Balcão Digital se tornou possível graças ao aumento da celeridade e da eficiência da prestação jurisdicional promovido pela tramitação de processos em meio eletrônico e atende à necessidade de manutenção de um canal permanente de comunicação entre os jurisdicionados e as secretarias e serventias judiciais durante o horário de atendimento ao público. A ferramenta também possibilita a redução dos custos indiretos decorrentes do ajuizamento da demanda (custos de transação), o que poderá se dar por meio da diminuição do deslocamento físico das partes e dos advogados para as dependências da Vara do Trabalho ou Tribunal.